sexta-feira, janeiro 11, 2008

Lembram-se? – “Na Margem Sul Jamais”

O futuro aeroporto internacional de Lisboa afinal vai mesmo para a margem sul, devendo situar-se em Alcochete.

Há bem pouco tempo, tínhamos um Governo que na questão do futuro Aeroporto Internacional de Lisboa não queria ouvir nada, nem ninguém e garantia que o Aeroporto iria ser construído na OTA.

Esta mudança na localização do novo aeroporto ficou a dever-se à enorme pressão da sociedade civil em Portugal, com o Estudo da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa – a apresentar Alcochete como alternativa credível à OTA.

De salientar também o importante papel que teve o PSD e o seu antigo presidente, Luís Marques Mendes, um dos principais opositores à decisão que o Governo havia tomado e deu voz à forte onda de contestação que se levantou por todo o país, exigindo um maior consenso técnico na tomada de decisão da futura localização da nova infra-estrutura aeroportuária.

Tal como aconteceu recentemente com o pagamento dos retroactivos das pensões dos idosos, este Governo prova mais uma vez que só depois de cometer os erros e se levantar grande contestação a essas medidas é que se digna a pensar e por fim alterar as suas decisões e dar o dito pelo não dito.

2 comentários:

Anônimo disse...

É uma prioridade afirmar o nosso país na Europa!
Todos nós sabemos que os transportes são fundamentais para o desenvolvimento económico do país, desde a circulação de pessoas, mercadorias e para a diminuição das assimetrias regionais na Europa.
Estamos localizados no extremo suduoeste europeu e esta posição geográfica não favorece a integração do país neste plano. É preciso melhorar e reestruturar o sistema de transportes, e para isso não basta olhar apenas para o sistema rodoviário. É fundamental integrar as redes de transporte ferroviárias, rodoviárias, aéreas e marítimas. Esta articulação resultante das variadas redes constitui um dos objectivos fundamentais propostos a Portugal, com vista a criar um espaço sem fronteiras, favorecendo a ligação entre as regiões periféricas e centrais.
Há já algum tempo que se fala na construção do novo aeroporto para a nossa capital, até agora este assunto gerou muita polémica e por fezes alguma exaltação! A questão é que dentro do nosso sistema governativo muitos são aqueles que tomam este assunto em prol dos seus interesses, como se o novo aeroporto fosse uma conquista de carácter partidário.
Contudo, esquecendo a conduta adoptada pelos nossos representantes, destaco a minha opção para Alcochete.
É por este que podemos começar!
O CTA constitui uma grande viabilidade no que respeita à construção do novo aeroporto de Lisboa, a sua posição estratégica entre outros aspectos derrotam completamente a opção da OTA.
A construção do novo aeroporto em Alcochete traduz-se num forte desenvolvimento do eixo nascente/sul de Lisboa, aumentando e criando uma acção polarizadora sobre as restantes regiões com um raio de eficiência superior até agora verificado. Este modelo de “cidade-aeroporto” qualificado, ordenado, competitivo e sem qualquer restrição de espaço irá conduzir à afirmação de Portugal no quadro europeu. Esta alternativa é ainda uma grande potencialidade no desenvolvimento das actividades portuárias, favorecendo a articulação dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines, impulsionando assim o desenvolvimento das regiões “desérticas”. É necessário ainda destacar a regeneração dos espaços, no que respeita ao processo de desindustrialização, criando novas alternativas de emprego e oportunidades. Outro dos aspecto ainda demasiadamente importantes a referir é o reequilíbrio da Área Metropolitana de Lisboa, um objectivo estratégico que visa ainda reduzir os movimentos pendulares entre Sul-Norte.
Os menores custos de adaptação de terreno caem sobre o CTA, pois a orografia da OTA constitui um grande um impedimento na construção desta obra, bem como a proximidade ao estuário do rio Tejo.
Portanto, a posição do aeroporto no CTA propõe segurança, eficiência e grande capacidade de tráfego aéreo, assim como competitividade e desenvolvimento económico e social do país.

MMV disse...

ui que comentário que a Cristina deixou aqui...

Mas o Governo já anúncio que irá desviar o curso do rio Tejo, assim o que era Margem Sul vai passar a ser Margem Norte...

Fica sempre bem meter uma piada!