domingo, dezembro 09, 2007

"PISA" - alunos portugueses chumbam a Ciências

Os alunos portugueses de 15 anos estão "claramente abaixo" da média dos seus colegas da OCDE a nível de conhecimentos científicos, ocupando a 37.ª posição entre 57 países, segundo o resultado de PISA 2006.
Intitulado «PISA (Programme for International Student Assessment) 2006 – Competências Científicas dos Alunos Portugueses», esta versão preparatória pretende ser a análise aos resultados dos desempenhos dos alunos portugueses nas diversas áreas de avaliação, realizada em todos os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

O presente relatório deseja abranger vários objectivos, desde a sua forma inequívoca e lacónica, quanto aos resultados no desempenho dos estudantes portugueses no ciclo de 2006. A sua função é apontar comparações de desempenhos entre os vários ciclos, propiciando uma visão dinâmica dos resultados e levar a efeito a análise desses resultados em confronto com elementos socioeconómicos e culturais dos países da OCDE.

A Ministra da Educação está muito bem alicerçada junto de José Sócrates e mais ainda de Cavaco Silva, que estão muito preocupados com os índices de "sucesso" escolar, do que na aquisição de saberes e competências, nomeadamente na literacia em ciências, matemática e leitura, que é do que trata o PISA.

Depois de todas as pseudo-reformas que este governo tem levado a cabo através da senhora Ministra Lurdes Rodrigues, os resultados mostram bem o caminho - admitir a incompetência, o erro nas políticas de gestão escolar e cultural, enfim, assumir que erraram ao entregar o assunto a quem saiba fazer melhor, em especial no que à organização, à gestão escolar e à aprendizagem diz respeito .

Nos dois estudos anteriores, os alunos portugueses tinham também "chumbado", ficando igualmente abaixo da média.
Na literacia em ciências, Portugal apresenta um valor de 474, o que compara com 459 em 2000 e 468 em 2003.
Já na literacia em leitura, o valor de 2006 (472) é superior ao de 2000 (470), mas inferior ao de 2003 (478).

Na literacia em matemática, os 466 pontos de média verificados agora repetem o valor de 2003, continuando acima de 2000, quando o desempenho médio dos alunos portugueses foi de 459.
Se cumprirmos a meta do sucesso na área da educação superando todas a expectativas estabelecidas nesses programas, como o de PISA 2006.

6 comentários:

Anônimo disse...

O sistema que está a ser promovido por este Governo é um sistema que desresponsabiliza os alunos.
Tudo se faz para que os alunos atinjam níveis de escolaridade superiores sem que tenham adquirido as competências necessárias.
O objectivo de cosmética é simples: que Portugal apareça melhor classificado nos rankings interbnacionais de educação.

O sistema implementado pelo Governo de Sócrates é um sistema que avalia professores e não os alunos. Um sistema que caminha para a avaliação dos professores por parte dos alunos e dos pais. Não há qualquer coisa errada nisto!?!?

Será que o problema da educação está nos professores? Não será que o problema é muito mais profundo? Não será que o problema está no próprio sistema educativo?

O sistema educativo em Portugal não está adequado aos alunos. Trata todos por iguais, quando na verdade os alunos são bem diferentes uns dos outros.
O sistema educativo em Portugal não incentiva as saídas profissionalizantes; Está desadequado do mercado de trabalho; os alunos não vêm recompensados com um futuro melhor a progressão dos seus estudos; os alunos não têm incentivos para a progressão dos estudos;
(E depois espantam-se com as altas taxas de abandono escolar)
O sistema é que está errado!
Não são os alunos nem os professores os culpados dos insucessos da educação em Portugal.

Basta olhar para o que se faz na Inglaterra, na França, na Finlândia... para percebermos o que se faz de errado na educação por terras lusitanas.

Anônimo disse...

De facto é incrível os resultados deste estudo.
Portugal e o sucesso escolar dos alunos até impressiona. Num País como o nosso que necessita urgentemente de melhorar as qualificações e a formação dos jovens para caminhar para os patamares desejados de desenvolvimento.~
É urgente conjugar esforços para melhorar os resultados dos nossos alunos.
Ainda hoje vi uma noticia sobre o sucesso no ensino superior... que reflecte o estado de coisas.

Anônimo disse...

Se melhorarem os programas e os métodos de ensino, pode ser que o sistema educativo em Portugal melhore.
Vejam as áareas onde são necessários recursos humanos e criem cursos adequados a essas áreas.
Preparem os jovens do secundário quer para a vida académica, quer para a vida profissional. Se criarem programas melhores as notas vão ser melhores, mas enquanto Portugal continuar com um Governo Arrogante do quero mando e posso, nada vai melhorar
Ferraz

Anônimo disse...

Um em cada três estudantes do ensino superior não termina o curso em que ingressa dentro do prazo previsto. A taxa de insucesso escolar nas instituições públicas ronda os 35%, se consideradas as repetições de ano e as desistências, de acordo com dados oficiais relativos ao ano lectivo de 2004/2005. Significa isto que um terço dos alunos demora mais anos que os necessários para concluir os estudos.

são estes os resultados da Política educativa em Portugal.

in Diário de Notícias
http://dn.sapo.pt/2007/12/10/sociedade/um_terco_alunos_acaba_o_curso_prazo.html

Anônimo disse...

Este programa só revela o quanto Portugal precisa de uma reviravolta, tanto politica como educacional, este partido socialista ligado aos elitistas "Burros" que existem no nosso País. São a vergonha do sistema...politico Português...Viva ao PPD/PSD somos os melhores e os mais crediveis.

Anônimo disse...

Pisa revela realmente o quanto os Portugeses precisam de pensar na educação de uma outra forma que PPD/PSD tinha projectos e de facto eramos o futuro desejado e não nos deixaram cumprir a Educação em Portugal.
Bem-haja PPD/PSD...Somos os melhores e os maiores.

Hugo Gonçalves