quarta-feira, outubro 15, 2008

Apresentado o Orçamento de Estado para 2009

O Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, apresentou esta Terça-Feira à noite as linhas gerais do Orçamento de Estado para 2009 (OE2009), o último desta legislatura de José Sócrates.

A Região Autónoma da Madeira (RAM) registará uma perda nas transferências do OE de cerca de 2 milhões de euros enquanto que a Região Autónoma dos Açores (RAA) deverá registar um aumento de 8,5 milhões de euros nas transferências relativamente ao ano anterior.

Com estes dados verificámos que a RAA recebe mais 143,2 milhões de euros do que a RAM, diferença bastante substancial e que não é mais do que a prova da descriminação político-partidária de que a RAM tem sido alvo pelo Governo socialista da República. Em relação a antiga lei de finanças regionais, nestes três últimos anos, a RAM já regista uma perda acumulada considerável de mais de 111 milhões de euros.

Destaque para as previsões de crescimento económico incluídas no OE que registam uma revisão em baixa de 0,8% para 2008 e 0,6% para 2009, valores muito aquém dos que haviam sido previstos no início do ano de 2,4% e que representam uma forte desaceleração da economia nacional, reservando-se tempos bastante difíceis para os portugueses.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como Madeirense, preso muito o trabalho que o PSD- Madeira tem feito na luta pelos nossos direitos.

A Madeira cresceu, até os socialistas o reconhecem, mas ao contrário do que estava a espera, após uma redução esperada dos fundos comunitários em virtude desse crescimento, o Governo da República veio criar maiores dificuldades à Madeira cortando também nas transferências do Orçamento de Estado, quando no Programa do Governo prometia compensar a Madeira pelas perdas nos fundos comunitários.

A Lei de Finanças Regionais é uma lei injusta com uma fórmula de cálculo de transferências enviasada á favor dos Açores.
Passamos de uma diferença de pouco mais de 5 milhões de euros entre as duas regiões para uma diferença de 150 milhões de euros. Os Açorianos Já recebem quase o dobro do que recebem os Madeirenses.

Como sempre, premeia-se a Região que não trabalhou, que agarrou no dinheiro e em vez de investir andou a distribuir subsídios às populações.

Como bons portugueses que somos, tira-se a quem trabalhou e fez pela vida e dá-se aos coitadinhos que continuam pobres porque nada fizeram para mudar o estado das coisas.
Enfim.........