quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Ministério quer fechar 200 Licenciaturas

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior tenta fazer desaparecer 200 licenciaturas universitárias por conterem menos de 20 alunos, considerado o mínimo para permitir o seu financiamento.

Mariano Gago não financiará 124 cursos nas universidades públicas e 61 nas universidades privadas.

Sabemos que muitos destes cursos tinham objectivo de manter vários professores com os seus postos de trabalho e que não tinham qualquer função ao nível profissional, pois estavam apenas a manter-se com dinheiros do estado.
Contudo, a Universidade da Madeira mantêm-se com os mesmos cursos abertos, visto o reitor não ter recebido o ofício do Ministério da ciência, tecnologia e ensino superior, a fim de dispensar docentes e cursos, por não ter cursos novos sem o mínimo de alunos (20).

Continuamos a considerar, que as Universidades devem servir para uma aplicabilidade no meio e não para se manterem abertas sem qualquer função social, profissional e pedagógica.
Daí a necessidade de se rever não só os números mínimos de alunos, mas também o tipo de cursos que se mantém abertos com dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

Esperemos que a UMa se sirva disto para repensar os cursos que administra, com o objectivo de ter responder as necessidades do meio envolvente e as expectativas dos alunos.

Um comentário:

MMV disse...

Tenho duas notas a fazer.

Primeira é para dizer que a JSD de Almada também tem blogue: http://jsdalmada.blogs.sapo.pt/

Segundo: A Universidade da Madeira deveria olhar mais para as necessidades da Região Autonoma da Madeira e não pensar em cursos de "encher chouriço" e que enganam completamente os madeirenses. A aprovação de um único ciclo impossibilita o trabalho em muitas áreas. Já olharam para os alunos que entram em Psicologia? Vão com a ilusão de seguir psicologia clinica, quando a Universidade da Madeira não tem possibilidade de leccionar essa área, contudo não é capaz de assegurar essa área noutra Universidade, fazendo parcerias e coisas do género.

Repare-se que os estudantes parecem adormecidos e não são capazes de reinvidicar os seus direitos. Pagam o mesmo que os estudantes de universidades a sério, mas tem um ensino abaixo da média. Tem mais festas que outra coisa, tem um presidente que se preocupa mais em lançar a sua imagem do que em defender os alunos!

A Madeira merece mais, nós madeirenses merecemos mais. A Universidade da Madeira precisa de estar com a dupla tutela! Acabemos com hipocrisias e com pseudo-universidades!

Os melhores cumprimentos