terça-feira, setembro 30, 2008

Programas Erasmus e Eurodisseia

O programa Erasmus tem possibilitado ao longo dos anos um intercâmbio dos jovens estudantes do ensino superior de toda a Europa, alargando a sua formação e a aprendizagem das línguas estrangeiras

Neste ano lectivo, trinta e dois estudantes Madeirenses deverão ter uma experiência fora da Região enquanto trinta e seis estudantes de toda a Europa deverão vir para a Madeira.

O programa Erasmus é uma excelente forma de conhecer culturas diferentes e viver de forma independente sendo uma experiência bastante enriquecedora, principalmente a nível pessoal. O facto de estudar fora da Região permite a muitos jovens ganhar mais responsabilidade e aumentar os horizontes, sendo que muito jovens acabam por conseguir fazer estágios na Europa.

O programa Eurodisseia vai ainda mais longe que o Erasmus e ajuda os jovens europeus quando já têm a sua formação académica ou técnica acabada. O objectivo é, oferecer uma experiência profissional no estrangeiro e permitir um estágio linguístico. Os estagiários recebem uma formação intensiva da língua durante um mês, uma bolsa, o passe de transportes públicos e o alojamento.

Poderás obter mais informações acerca destes programas através da Direcção Regional de Qualificação Profissional para o programa Eurodisseia e da Universidade da Madeira para o programa Erasmus.

quinta-feira, setembro 25, 2008

Madeira comemora Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo comemora-se no próximo Sábado, dia 27 de Setembro.

A Madeira, como região turística por excelência, tem já programadas várias acções que visam marcar este dia dedicado à importância que o Turismo tem como motor de desenvolvimento e meio de interacção entre pessoas e culturas.

Este ano, no programa das comemorações do Dia Mundial do Turismo está prevista a entrega de flores e brindes aos turistas que desembarquem no Aeroporto da Madeira e aos que passeiem pelas ruas do Funchal.

De destacar as entradas gratuitas em museus e jardins, um concerto de música no Palácio de São Lourenço, os espectáculos de folclore e bandas filarmónicas.

As actividades ligadas à Natureza não faltam também. Os turistas terão à sua disposição circuitos de canyoning, rapel, slide, tirolesa ou ponte dupla, tiro com arco, passeios de burro, observação de cetáceos e um passeio às ilhas Desertas.

Os interessados em participar nestas iniciativas têm que adquirir um cartão de acesso no Balcão de Informações do Turismo da Madeira, na Av. Arriaga, 18, Funchal.

Ver mais em http://www.madeiratourism.org/

quarta-feira, setembro 24, 2008

Regionalização para a Educação


O Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim afirmou ontem que a Madeira precisa de mais autonomia na educação: “Os Madeirenses têm o direito de poder escolher o sistema educativo que pretendem e não àquele que é imposto por Lisboa”

A Madeira tem sido um exemplo para o País no que diz respeito às políticas de educação, tendo sido feito um excelente trabalho na reestruturação e modernização do parque escolar regional com uma melhoria significativa das condições das físicas das escolas.

A Madeira possui hoje condições para a introdução do 12.º ano como escolaridade mínima obrigatória, assim como, dar mais um passo e alargar a escola à tempo inteiro para todos os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (5.º e 6.º anos de escolaridade).

A JSD sempre defendeu o aprofundamento da autonomia regional em matéria de educação em várias moções e propostas, bem como a implementação dos 12 anos de ensino obrigatório. Ver Moção

Somos contra a política do facilitismo implementada pelo Governo do Partido Socialista.

Mais autonomia, para uma melhor educação e para o garante de um futuro melhor!

terça-feira, setembro 23, 2008

Regresso às Aulas



Já arrancou o ano lectivo 2008/2009 para cerca de 41 mil alunos da Região.
As principais novidades este ano são os critérios de atribuição dos apoios relativos à Acção Social Educativa que passa a abranger mais famílias e o sucesso dos cursos tecnológicos, na medida em que contribuem para um decréscimo significativo do abandono escolar.

Para marcar este dia, os Estudantes Social Democratas organizaram uma volta à ilha, com passagem por algumas escolas da Região com o intuito de distribuir uma horário/calendário escolar no qual constam várias propostas concretizadas e novas reinvindicações no âmbito da Educação e Ensino na Região.

É por uma melhor qualidade no ensino que os ESDs, em conjunto com a JSD Madeira, têm vindo a fazer várias propostas no decurso dos anos lectivos anteriores que hoje são uma realidade no ensino na RAM. Destacamos o Apoio Escolar On-line (AEO); a Acção Social Educativa mais abrangente; o reforço do projecto "Escola Segura"; os Quadros Interactivos Multimédia (QIM); o fim dos Cursos Prioritários; a Educação para a Sexualidade e Afectos (ESA).

Os ESDs continuarão a reivindicar mais apoios e divulgação do Associativismo Estudantil; a Mediação Escolar no Ensino Básico e Secundário; novas dinâmicas nas aulas de substituição; Programas Curriculares mais adequados è realidade regional; mais Prémios de Mérito e Concursos Regionais; a reposição da disciplina TIC e o Modelo Educativo Regional.

Download Calendário/ Horário Escolar
Para mais informações sobre os Estudantes Social Democratas consulta
www.jsdmadeira.pt/esd

segunda-feira, setembro 15, 2008

Já saíram os resultados do acesso ao ensino superior

Saíram este fim-de-semana os resultados da primeira fase de acesso ao ensino superior.

Para confirmar se entraste no ensino superior e no estabelecimento e curso que pretendias basta dirigires-te ao site da Direcção Geral do Ensino Superior onde são apresentados os resultados das candidaturas ao ensino superior em 2008.

Este ano, 84% dos candidatos foram colocados. Os cursos de Medicina e Saúde continuam a ter as médias mais altas de acesso ao Ensino Superior. Com a média de acesso mais alta este ano está o curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (18,52), segue-se também Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (18,37), na Universidade do Minho (18,27) e na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (18,17).

Na Universidade da Madeira os cursos que exigiram uma média mais elevada de acesso foram, Medicina (17,9), Gestão (15,05), Economia (14,62) e Serviço social (14,34).

No site da Direcção Geral do Ensino Superior podes ainda consultar as vagas que sobraram para a segunda fase de acesso ao ensino superior, a classificação dos últimos candidatos colocados em todos os cursos, assim como a lista dos colocados em cada curso.

sexta-feira, setembro 12, 2008

PS quer limitar o voto dos emigrantes

O Partido Socialista irá apresentar na Assembleia da República um projecto-lei que visa alterar a Lei Eleitoral para a Assembleia da República (AR), restringindo o voto dos emigrantes.

O Partido Socialista quer acabar com o voto por correspondência, a forma de voto mais utilizada pelos emigrantes, para admitir apenas o voto presencial, obrigando os emigrantes a deslocarem-se vários quilómetros para poderem votar. Uma medida que tem claramente interesses políticos com o objectivo de limitar o exercício do direito de voto dos emigrantes, tradicionalmente mais afectos ao PSD.

Manuela Ferreira leite, fez ontem uma comunicação onde afirmou que o PSD tudo fará para impedir esta pretensão socialista que restringe de forma inaceitável o direito de voto dos emigrantes portugueses, pondo em causa, os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro.

Esta pretensão socialista, trata-se de um recuo inaceitável nos processos de votação, dificultando o exercício do direito de voto, e que chega mesmo a ser contraditório com a recente aprovação na generalidade, inclusive pela bancada socialista, da proposta da JSD-Madeira apresentada à Assembleia da República sobre a introdução do voto electrónico.

sábado, setembro 06, 2008

Recenseamento Eleitoral Automático

Através da implementação do Cartão do Cidadão, o Governo da República está a preparar uma nova lei que estabelece um novo regime jurídico do recenseamento eleitoral.

Esta nova lei pretende incluir medidas de simplificação entre as quais se destaca, pela importância que encerra para os jovens, a inscrição automática no recenseamento dos cidadãos nacionais que completam 18 anos e dos cidadãos eleitores que mudam de morada, através de uma plataforma de interoperabilidade entre o cartão de cidadão e da Base de Dados do Recenseamento Eleitoral.

Além disso, todos os cidadãos nacionais, residentes no território nacional, maiores de 17 anos, são oficiosa e automaticamente inscritos na Base de Dados do Recenseamento Eleitoral, sendo a informação necessária para a sua inscrição recolhida com base na plataforma de serviços comuns do Cartão de Cidadão.

Concordamos com a implementação destas medidas de simplificação, no entanto esperámos que, dentro do mesmo espírito, o Governo da República concretize também a iniciativa da JSD-Madeira que pretende introduzir o voto electrónico já nas eleições regionais de 2011, garantindo a todos os eleitores madeirenses uma maior facilidade no exercício do seu direito de voto.

A JSD-Madeira compromete-se a estar atenta e a lutar empenhadamente pela implementação do voto electrónico, que já foi por diversas vezes rejeitado pelo Governo Socialista, uma vez que constitui uma alternativa ao actual voto antecipado e irá facilitar a participação cívica nas eleições regionais dos Madeirenses, que por diversos motivos, se encontram fora do seu local de residência em altura de eleições.

quinta-feira, setembro 04, 2008

Bolsas de Estudo do Governo Regional para o Ensino Superior

Encontram-se abertas as candidaturas para renovação das bolsas de estudo para o Ensino Superior concedidas pelo Governo Regional da Madeira.

Os prazos para apresentação dos requerimentos de prorrogação e de renovação decorrerão em quatro períodos: 1.ª período de 1 a 12 de Setembro; 2.º período de 22 a 27 de Setembro; 3.º período de 27 a 31 de Outubro e 4.º período de 3 a 7 de Novembro.

Para os alunos que se candidatam pela primeira vez a este apoio do Governo Regional, o prazo de candidatura decorrerá de 29 de Setembro a 22 de Outubro, sendo as candidaturas distribuídas pelos dias por ordem alfabética.

Este apoio do Governo Regional da Madeira é dado em função dos rendimentos dos agregados familiares de cada estudante aos alunos que se matriculem em determinados cursos superiores, em estabelecimentos localizados fora da Região Autónoma da Madeira, assim como, aos estudantes do Porto Santo, que se estejam matriculados nos estabelecimentos de ensino superior localizados na Madeira.

As candidaturas poderão ser apresentadas no Gabinete do Ensino Superior localizado na Rua das Hortas.

Se necessitares de mais informações poderás aceder ao site do Gabinete do Ensino Superior clicando aqui.

Aproveita esta oportunidade e candidata-te!

terça-feira, setembro 02, 2008

Porta 65 – Candidaturas de 01 – 15 de Setembro


A partir de ontem, dia 01 de Setembro, até ao dia 15 de Setembro, decorrerá o prazo de candidaturas ao Programa Porta 65 que permite obter um apoio até 50% dos valor das rendas da habitação pagas pelos jovens até aos 30 anos.

Os limites máximos admitidos na Região Autónoma da Madeira são de 400 euros para um T0 ou T1; 500 euros para um T2 e 650 euros para um T3.

Podes candidatar-te ao apoio através do site www.portaldahabitacao.pt/

Aproveita esta oportunidade!