quarta-feira, setembro 24, 2008

Regionalização para a Educação


O Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim afirmou ontem que a Madeira precisa de mais autonomia na educação: “Os Madeirenses têm o direito de poder escolher o sistema educativo que pretendem e não àquele que é imposto por Lisboa”

A Madeira tem sido um exemplo para o País no que diz respeito às políticas de educação, tendo sido feito um excelente trabalho na reestruturação e modernização do parque escolar regional com uma melhoria significativa das condições das físicas das escolas.

A Madeira possui hoje condições para a introdução do 12.º ano como escolaridade mínima obrigatória, assim como, dar mais um passo e alargar a escola à tempo inteiro para todos os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (5.º e 6.º anos de escolaridade).

A JSD sempre defendeu o aprofundamento da autonomia regional em matéria de educação em várias moções e propostas, bem como a implementação dos 12 anos de ensino obrigatório. Ver Moção

Somos contra a política do facilitismo implementada pelo Governo do Partido Socialista.

Mais autonomia, para uma melhor educação e para o garante de um futuro melhor!

Um comentário:

123345679 disse...

Efectivamente, todos os anos há problemas relativamente aos manuais escolares. Parece que o famigerado "choque tecnológico" ainda não chegou ao Ministério da Educação e às Editoras e Livrarias. Não percebo porque é que não existem manuais escolares electrónicos multimédia, para download, livro inteiro, partes do livro, dterminados exercícios. Creio que o formato livro dos manuais deveria ser extinto, por vários motivos: são pesados, o que por vezes leva aos mais preguiçosos a não os levarem para a aula...; são indigestos (muita informação numa só página que faz lembrar spams); são estáticos; são poluentes e muitas vezes mal impressos. A responsabilidade pelo acesso à informação aos manuais escolares deveria ser da responsabilidade dos pelouros da educação, pois, sem qualquer, dúvida são os que têm mais interesse em fazer chegar aos utilizadores/estudantes. Faço votos para a JSD/Madeira proponha para a Madeira esta revolução necessária a nível do livro electrónico de que as vantagens são muitas: monitorizar as necessidades de informação dos estudantes e da comunidade educativa (permitindo a melhoria contínua dos conteúdos, facilitando a aprendizagem aos que apresentam menos rendimentos pelo sistema de níveis); apoiar as entidades governamentais na planificação de actividades (exames, índices de desempenho dos estudantes, ...); corrigir os erros gramaticais ou as gralhas tipográficas que levam aos alunos a aprenderem com o que lêem; incrementar a aprendizagem com conteúdos interactivos; fomentar uma avaliação diferenciada mais justa com base nos resultados alcançados pelos estudantes.
Creio que é preciso desconstruir preconceitos e imposição de gostos subjectivos e saudosistas pelo livro físico, mas em matéria de aprendizagem, muito do sucesso depende do desenvolvimento de competências que o mundo contemporâneo considera que veio para ficar de vez: as literacias de informação. Votos de um excelente trabalho para toda a equipa da JSD/Madeira que realiza um trabalho extraordinário.
Laureano Macedo