terça-feira, abril 08, 2008

Acordo Ortográfico: 'facto ou fato?'

Após resolução em Conselho de Ministros, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa esteve recentemente em discussão na Assembleia da República. Note-se que Portugal já assinou este acordo, no entanto, falta proceder à assinatura do Segundo Protocolo Modificativo do documento.

O objectivo deste acordo assinado pelos oito países de expressão portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Portugal), consiste em uniformizar o uso da Língua e criar um padrão único para que se fortaleça o impacto da Língua Portuguesa no mundo.

Esta proposta de unificar a ortografia tem sido alvo de atenção e muitas críticas.

Do lado dos defensores do acordo, o principal argumento está relacionado com as vantagens que a projecção da Língua Portuguesa pode acatar a nível político, cultural e económico.

Por outro lado, há quem defenda que este acordo não é benéfico nem unificador. Para professores, editores e outros especialistas na área urge fazer uma avaliação rigorosa do impacto que esta medida terá na Educação. Apesar do período de transição ter a duração prevista de 6 anos, este processo exige muita preparação, formação e consciencialização para a mudança.

Um exemplo concreto de uma das alterações previstas neste acordo consiste na eliminação das consoantes 'c' e 'p' de palavras onde estas não são pronunciadas: 'facto' ou 'fato'?

6 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com a perspectiva de que é preciso analisar este assunto com alguma cautela. É bom que não se cometa nenhum erro nesta implementação de novas regras. A nossa Língua é parte da nossa identidade. Que a pressa não seja inimiga da perfeição.. Temos de evoluir sim, mas com rigor!

Anônimo disse...

Eu acho que há muita coisa na lingua que só a torna muito complicada para ser uma lingua internacional.
Como esplicar, a uma criansa que vai fazer um ezame que os sapos não estão em vias de estinsão, não comem senouras e não são capazes de tocar chilofones?

Unknown disse...

a língua deve adaptar-se, modificar-se, evoluir. Sendo nós portugueses um povo aberto ao mundo, deve a nossa língua manter-se estática, parada, e não sofrer influências de outros? Vejo o acordo como uma evolução normal da língua incorporando outras possibilidades em termos de grafia, e um passo contra a fragmentação da língua portuguesa em várias línguas baseadas no português.

Anônimo disse...

Húmido sem 'h'?????????????? Facto sem 'c'???????????????

Afinal onde fica a etimologia das palavras? A lingua tão bem tratada por Camões nasceu em Portugal ou no Brasil?

Pois eu continuarei, orgulhosamente a escrever Humidade, Húmido, faCto, aCto, aCção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leiam e assinem, se concordarem. Apesar do texto estar escrito com alguns erros ortográficos, a ideia está bem assente e tem fundamento!

http://www.petitiononline.com/asdf54gf/petition-sign.html

Kátia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A imagem acima ainda não é publica, favor colocar os devidos créditos “Mailton Monteiro”, obrigado.