quarta-feira, julho 16, 2008

Taxa de CO2 nos Transportes aéreos prejudica a Madeira

A Comissão Europeia decidiu que deverá aplicar uma taxa de CO2 aos transportes aéreos que deverá ser adoptada a partir do ano de 2012.

O eurodeputado social-democrata Sérgio Marques e o Governo regional têm defendido a posição de que as viagens dentro RUP (Regiões Ultraperiféricas) e entre estas e os respectivos territórios continentais a que pertencem, fiquem de fora das novas taxas de CO2, uma vez que encarecerão ainda mais o preço do transporte aéreo para estas regiões, criando dificuldades adicionais a economia das RUP.

No entanto, a União Europeia anunciou recentemente que os voos entre os aeroportos do Continente para a Madeira e para os Açores (e em sentido inverso) não estão contemplados nas excepções à taxa de CO2. As excepções apenas contemplam os voos de serviço público, concessionados no interior das RUP, que não tenham um movimento superior a 30 mil passageiros.

Criticámos esta posição da União Europeia porque a RAM, por razões de natureza geográfica, é fortemente dependente do transporte aéreo justificando-se, desta forma, uma excepção na aplicação desta taxa. A aplicação da taxa de CO2 entre o Continente e a Madeira irá complicar ainda mais os problemas de mobilidade dos residentes na Região bem como irá criar dificuldades adicionais a nossa economia muito dependente do exterior e do transporte aéreo.

Esta directiva só entrará em vigor em 2012, por isso, é natural que até lá possam existir alterações. A Madeira conta com a persistência e o trabalho que tem sido incansável do nosso eurodeputado Sérgio Marques no sentido de fazer valer os nossos pontos de vista no seio da União Europeia.

Um comentário:

Unknown disse...

JSD Almada

**************Acção de rua***********

Temática: ECALMA

mais info em:

www.jsdalmada.blogs.sapo.pt

*************************************