quinta-feira, julho 31, 2008

Governo Regional acaba com a liberalização dos combustíveis

Após várias descidas do preço dos combustíveis no Continente que não se reflectiram na Região Autónoma da Madeira, o Governo Regional decide acabar com a liberalização do preço dos combustíveis e voltar ao regime de fixação de preços máximos de venda ao público.

O Governo Regional da Madeira deverá ainda hoje tornar pública uma portaria em que passa a tabelar o preço de venda ao público dos combustíveis, pondo fim a “concorrência da centésima de cêntimo” entre as três grandes gasolineiras presentes na Região (Galp, Repsol e BP) que se vinha verificando desde que os preços dos combustíveis foram liberalizados.

Nas últimas três semanas, o preço do Barril de Crude nos mercados internacionais tem descido para níveis registados há três meses. No entanto, enquanto a Galp e a Repsol baixaram os preços no Continente o mesmo não o fizeram na Madeira.

Num mercado em que desde a sua liberalização nunca existiu uma concorrência clara entre os operadores intervenientes, deixando sérias dúvidas se este regime de liberalização estava a ser benéfico para os consumidores como se pretendia que viesse a acontecer, o Governo Regional da Madeira considerou legítima a intervenção no mercado em defesa dos interesses dos diversos agentes económicos regionais.

Nenhum comentário: