segunda-feira, novembro 03, 2008

Banco Português de Negócios Nacionalizado

O Governo da República anunciou este Domingo, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que vai propor à Assembleia da República a nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN).

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou que o Governo decidiu a nacionalização do BPN porque o banco se encontra numa situação “muito delicada”, estimando-se perdas acumuladas de 700 milhões de euros. Perdas que poderão estar relacionadas com negócios pouco transparentes do BPN e que já eram conhecimento do Banco de Portugal há algum tempo.

A Caixa Geral de Depósitos poderá vir a ser chamada a assumir a gestão do BPN, tendo sido, entretanto, assegurado pelo Governo, pelo Banco de Portugal e pela Caixa Geral de Depósitos a liquidez do BPN e com isso a salvaguarda dos depósitos dos clientes desta Instituição.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acabei de ver a intervenção de Miguel Cadilhe e parece-me óbvio que Vitor Constancio tem de se demitir. O Banco de Portugal parece que não regula coisa nenhuma...Descofio se o meu banco também andará metido em sarilhos e o Banco de Portugal nada faz. Que confiança terei no sistema financeiro em Portugal com um regulador destes?