sexta-feira, maio 25, 2007

Liberdade de Expressão

Um professor da Direcção Regional de Educação do Norte terá sido suspenso e alvo de um processo disciplinar por alegadamente ter insultado o primeiro-ministro numa conversa privada dentro do estabelecimento de ensino. A confirmar-se, esta situação é absolutamente intolerável.

Não se pode, de forma alguma, permitir que em Portugal alguém seja punido pelo exercício do direito à liberdade individual de expressão. Esta é uma atitude que representa um comportamento próprio do antigo regime. Uma situação inaceitável.

Esta situação acontece quando em Portugal assistimos diariamente, nas mais diversas matérias, a um Governo com uma atitude arrogante, teimosa e autoritária que, protegido por uma maioria absoluta, considera ser dono do poder absoluto. Esta atitude favorece o aparecimento de uns “polícias do regime” como parece ter sido o caso da Directora Regional de Educação do Norte.

Caso esta situação se confirme, a única atitude digna que se espera deste Governo é a readmissão imediata do professor e a demissão da Directora Regional de Educação do Norte uma vez que esta permitiu a suspensão do professor e a abertura de um processo disciplinar que, nestas circunstâncias, é totalmente inadmissível.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vivemos num país com uma ditadura encapuçada...
Para além deste caso da directora PIDESCA, temos ainda aqueles que vão ser "controlados" na próxima greve geral de 30 de Maio.
Será que o Tarrafal ainda poderá albergar muitos?

Anônimo disse...

É esta a reforma do ensino que o governo Sócrates tem vindo a fazer.
Estrangular as carreiras e os direitos dos funcionários do sector e criar um regime laboral de intimidação e abuso de autoridade.
O Estatuto da Carreira Docente é um exemplo marcante desta política. Trata-se de uma máquina de triturar professores e imbecilizar alunos e criar uma casta de chefias socialistas destinada a perpetuar a cor rosa no nosso sistema de ensino.

Anônimo disse...

É desta forma que a liberdade de expresão num País que se diz democratico se apresenta?
Ainda falam na nossa Região para criticar a falta de espaços de debates!
Sr José Socrates se não tem curso ninguém tem culpa.
O professor deve ter o curso concluído! E apanha um processo disciplinar por comentar a sua falta de curso.
Vejam como isto anda! E ainda cá vamos.

Anônimo disse...

Eu todos os dias insulto o primeiro-ministro. Eu insultou-o porque ele me roubou, me enganou, porque não respeita os direitos e as opiniões dos outros, porque é um arrogante e um autista.
Não percebo o que anda a fazer o nosso Presidente da República que vai dando liberdade ao Sr. Sócrates e aos seus ministros para insultar diariamente os portugueses