segunda-feira, março 19, 2007

OTA – Projecto megalómano e sem futuro

Mais um relatório demolidor para o aeroporto da OTA.

Desta vez um relatório da Navegação Aérea de Portugal que afirma que o futuro aeroporto da OTA terá uma viabilidade de 13 anos, não será possível fazer aterragens e descolagens em simultâneo, o espaço aéreo destinado à OTA colide com os corredores aéreos da base da força aérea de Monte Real, a acrescer aos já detectados problemas de segurança que está nova infra-estrutura terá.

Um relatório que o governo socialista tinha guardado “a sete chaves” e que agora veio à público.

Há vários anos que o país vem assistindo ao anúncio de mega-projectos para Portugal, entre os quais se inclui o Aeroporto da OTA. Os mesmos socialistas que estão a contas com um défice público ainda por resolver, que sobem impostos para suportar o despesismo do Estado, que encerram maternidades, urgências e escolas, os mesmos socialistas que se encarregaram de descontrolar as finanças públicas portuguesas, preparam-se agora para delapidar o Estado português num projecto megalómano e sem futuro.

Já foi suficientemente explicado e suficientemente entendido, para quem esteja de boa fé, que a OTA é um projecto inútil, desnecessário e prejudicial ao país.

Um projecto desta envergadura exige a existência de um consenso técnico alargado o que, nesta matéria, claramente não existe.

Mais uma vez este governo socialista não ouve nada nem ninguém e, ignorando todas estas chamadas de atenção, insiste em avançar para uma obra sem ter em consideração, as melhores e mais baratas, alternativas existentes. Só esperamos que os portugueses acordem a tempo de mandar estes senhores para fora do Governo de Portugal.

6 comentários:

NB disse...

Parabens pelo excelente texto de abertura!
Ora vamos lá falar BOM PORTUGUÊS:
O aeroporto da OTA não é mais do que um grande negócio para meia dúzia de pessoas. E na cabeça dessa meia dúzia está um senhor a quem o senhor Engenheiro Sócrates deve uns favores politicos, ora vejamos:
- o apoio para a candidatura a Secretário Geral do Partido Socialista( não hà nada como ter o apoio da tentacular familia )
- O frete da candidatura a Presidente da República, que até os próprios socialistas detestaram ( que o Diga Manuel Alegre ).
- E muito mais.......
Assim TODOS os PORTUGUESES PAGAM os favores do Sócrates ao dito senhor e familia, claro está com a compra de uns terrenos.....
Cada um que julgue por si...
Se a estupidez pagasse imposto....

Anônimo disse...

«Um Aeroporto internacional para 30 milhões de passageiros a ser construído sobre uma zona húmida classificada pelo PROT-AML como "Área Nuclear para a Conservação da Natureza" e "Corredor Ecológico". O fim das pistas a 2000 metros e em linha com o Carregado, uma zona urbana e de serviços, desordenada e em enorme crescimento e onde já são ultrapassados os níveis legais de ruído e qualidade do ar. Uma obra ainda sem justificação, sem projecto de acessibilidades, sem estudo da operacionalidade aérea e sem Estudo de Impacte Ambiental, mas que alguns responsáveis políticos teimam em considerar "irreversível" !»

in alambi.net

Anônimo disse...

A necessidade de um novo aeroporto de Lisboa ou da ampliação da capacidade do actual aeroporto de Lisboa parece inevitável face às tendências futuras.
No entanto, existem várias alternativas que não estão a ser estudadas e estão a ser postas completamente de parte por este Governo.
É caso para perguntar, o que é que estará por trás desta teimosia do governo socialista em insistir em mostrar ao país que o projecto da OTA é irreversível?
Quem vai beneficiar da construção do aeroporto na OTA?
Que favores estão a ser pagos?
Como é dito no texto: Não existe consenso técnico nesta matéria e um investimento desta dimensão exige um consenso geral.

Anônimo disse...

O Mário Soares nada tem a ver com isto. Ele é apenas uma carta que os retornados de Macau puxam de vez em quando para que a populaça pense que estes últimos são socialistas.
Antes os membros deste governo dito socialista fossem como pessoas e como políticos, um terço daquilo que o Mário Soares é.

Os terrenos da OTA são de uma holding do Grupo BES (o grupo do éden, lá está...) e de empresas que mantêm fortes relações comercias com este grupo (ainda não percebi se são alguma espécie de holding do grupo); o presidente do conselho de administração desta holding do BES era o ministro Manuel Pinho, o responsável pela demissão do ministro das finanças Luís Campos Cunha, que se oponha a esta negociata... A administração da CGD também se oponha a esta negociata, daí puseram-lhes uns patins substituindo-a por funcionários do BES (o Sr. Vara...).
Podem consultar este dossier do Diário Económico a propósito dos donos dos terrenos da OTA.

Ainda falando dos terrenos, os da Portela também são apetecíveis, que o diga o Stanley HO (o patrão do grupo éden) que tem um empreendimento por aqueles lados... ;)

A necessidade de um novo aeroporto em Lisboa não existe: existem vários estudos comparativos com o de Málaga (aqui podem consultar deles) que o provam; alegadamente existe um estudo inglês encomendado e omitido pelo Governo (ver notícia) que até recomenda a manutenção da Portela, e mesmo num cenário de crescimento do tráfego, existem melhores alternativas que um novo aeroporto na OTA (ver um exemplo aqui).

Julgo que a OTA não se trata de um troca de favores: um grande grupo financeiro construiu um governo com os seus funcionários, e pô-los a trabalhar lealmente para a verdadeira entidade patronal. Mais nada. :)



P.S.1: Um dos maiores beneficiados com esta negociata é o Eng.º que ficou com o seu jacto retido na Venezuela, porque este vinha carregado com um pó branco que não era cal. Gente altamente recomendável, portanto.

P.S.2: O Partido Comunista não abre o bico a sério para falar da OTA. Depois fiquem indignados quando o Alberto João Jardim voltar a dizer que o BES paga ao PC para estar calado.

Anônimo disse...

O Debate de ontem na SIC-Notícias foi suficientemente esclarecedor:
Ouve concordância quanto à necessidade e urgência de um novo aeroporto de raiz.
Também ouve concordância quanto ao facto das soluções do Montijo e de Alverca não serem viáveis.
A solução da OTA é uma solução que foi encontrada por exclusão de partes. Não tem nenhum aspecto favorável que a faça ser o local ideal para a construção do novo aeroporto.
Rio Frio foi excluído pelo lobby ambientalista mas os impactos ambientais da OTA são também muito significativos.
Em termos de ordenamento do território faz mais sentido que o novo aeroporto se situe na margem sul do Tejo. As centralidades de apoio ao aeroporto já estão criadas e os problemas ao nível de terreno que a OTA apresenta não se encontram na margem sul.
A exclusão de Rio Frio impediu que se estudassem outras alternativas próximas e sem os impactos ambientais de Rio Frio.
A zona do Poceirão não foi estudada e parece ser a melhor localização quer em termos de ordenamento do território, quer em termos de minimização dos impactos ambientais, quer em termos de custos para o país.
O Governo socialista prepara-se para criar um erro estratégico para o país colocando mais um aeroporto na margem Norte do Tejo numa zona despovoada, com impactos ambientais significativos e que será uma bomba de impulsão urbana.

Anônimo disse...

Só mesmo um OTÁrio é que pode querer fazer uma obra desta envergadura,sem retorno imediato neste momento difícil(criado pelo o OTÁrio) que o pais infelizmente atravessa!!