quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos

No passado dia 30 de Janeiro, a realização da “Cimeira da Igualdade” em Berlim, marcou o arranque do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidade para Todos.

O desafio está lançado. A U.E assumiu o compromisso de congregar esforços para estimular nos seus países-membros o debate no domínio da igualdade de tratamento e da não discriminação, na promoção da igualdade de oportunidades para todos.

O pretendido é contribuir e informar os cidadãos europeus sobre os seus direitos e ensiná-los a viver na diversidade combatendo a discriminação seja por razão étnica ou racial, esteja relacionada com idade, sexo, deficiência, religião ou crença.

Concerteza que a Região Autónoma da Madeira assinalará também 2007 - Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, através de diversas iniciativas, às quais, nós, Jovens Sociais-democratas, juntaremos também aquelas que pretendemos concretizar. Nesse sentido, contamos mais uma vez com a colaboração e participação da Juventude da Madeira e Porto Santo.

Ficar de braços cruzados não resolve nem contribui para a adopção de medidas no domínio da igualdade de oportunidades e da não discriminação.
É preciso AGIR! A TUA ATITUDE CONTA!

Este blog, é um espaço de diálogo, por isso mesmo deixamos o tema em aberto para novas abordagens, novas ideias, propostas e actividades que gostarias de ver realizadas ao longo de 2007 na Madeira como forma de assinalar o Ano Europeu da igualdade de Oportunidade para Todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Felizmente que a sociedade de hoje é muito mais tolerante e preocupada com estes problemas do que àquela em que os nossos pais viveram há poucos anos atrás. As mulheres não podiam estudar nem seguir uma carreira profissional, os pobres não podiam continuar os seus estudos, ninguém se importava com os direitos dos deficientes, os residentes nas ilhas não tinham as mesmas oportunidades que os residentes no espaço continental. Desde então, muita coisa mudou e muita coisa melhorou mas, há ainda muito por fazer para que exista uma verdadeira igualdade de oportunidades para todos.

O desemprego continua a afectar maioritariamente as mulheres, os deficientes
continuam a ser arredados de diversas oportunidades, as pessoas com parcos
recursos financeiros continuam a ter dificuldades no acesso à educação, à
saúde e à justiça, continuamos a assistir diariamente a discriminações que
têm por base atitudes xenófobas e racistas, os residentes nas ilhas
continuam a não ter as mesmas oportunidades dos residentes no espaço
continental. Para complementar, este governo que se diz “socialista” tem feito precisamente o contrário do que é necessário fazer para promover a igualdade de oportunidades, dificultando o acesso de todos os portugueses à saúde e à educação através da política orçamentista que se limita apenas a encerrar escolas, maternidades e serviços de urgência e a aumentar o custo de acesso destes serviços públicos.

É preciso continuar a lutar para minorar estas desigualdades, defendo a continuidade de campanhas informativas que permitam continuar a mudar as mentalidades, a criação de mecanismos que tornem totalmente indiferente para as empresas contratar um homem ou uma mulher, evitando que esta seja prejudicada apenas pelo facto de engravidar, e o aprofundamento dos benefícios fiscais para as empresas que empreguem pessoas portadoras de deficiência.

Anônimo disse...

Pena é que um assunto desta relevância não tenha merecido, por parte das pessoas, a atenção que lhe deve ser reconhecida... mas deixo aqui a provocação, à espera de reacções, mais comentários e ideias....porque é necessário despertar consciências e animar o debate.

A questão da igualdade de oportunidades não se resume, na minha opinião, as questões individualistas do acesso aos serviços, da não descriminação pelo género ou raça, ou mesmo às questões relacionadas com as pessoas portadoras de deficiência. Estas questões, embora de grande pertinência, não devem servir como instrumento redutor desta necessidade social que é a Igualdade de Oportunidades Para Todos.

Parece-me, portanto, que Igualdade de Oportunidades será também proporcionar a TODAS as Regiões as mesmas condições para o desenvolvimento sustentável (entenda-se este desenvolvimento nas suas várias vertentes), porque só neste cenário será possível proporcionar, agora sim, em termos mais individualizados, a igualdade de oportunidade que todos almejamos.

Neste enquadramento, o governo da república (dito socialista) deve ponderar os seus ataques ao povo madeirense, assim como deve a União Europeia (visto este ser o "Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades") agir de forma exemplar para com o governo português, a respeito dos estrangulamentos a que nós madeirenses estamos a ser sujeitos, naquela que parece ser uma perseguição pessoal a um nosso governante democraticamente eleito.

Penso que falo por todos os madeirenses quando digo que queremos, como região autónoma que somos, igualdade de tratamento, igualdade de oportunidades para o desenvolvimento....BASTA!!!