segunda-feira, abril 09, 2007

Programa de Juventude da JSD – Madeira

A JSD – Madeira apresenta um Programa de Juventude para o próximo período de governação 2007-2011, com ideias e propostas que se constituem verdadeiros desafios.

Algumas das propostas incidem sobre matérias que ainda estão na dependência dos poderes da República, pelo que, sabemos à partida que o nosso trabalho não será fácil. Nesta matéria possuímos já a experiência, por exemplo, do que aconteceu com a nossa proposta que pretendia implementar o voto electrónico, rejeitada pela maioria socialista presente no parlamento. No entanto, não são as dificuldades que nos assustam e assumimos o compromisso com os Jovens da Madeira e Porto Santo de trabalhar com empenho e determinação para a concretização deste importante conjunto de intenções.

O Programa de Juventude da JSD – Madeira é a demonstração que a Juventude Madeirense é uma juventude determinada, destemida e com vontade de participar activamente na resolução dos problemas que afectam a nossa sociedade nas mais diversas áreas.

O teu e o nosso contributo são essenciais para um desenvolvimento sustentado de qualidade e de futuro para a Região.

Passados 30 anos de Autonomia, temos o dever e a responsabilidade de continuar a lutar por uma maior e melhor autonomia.

Estamos certos que os jovens da Região Autónoma da Madeira reconhecem os “rostos” que sempre defenderam as autonomias e têm bem presente o sentimento autonómico.
Junta-te ao nosso projecto político!

As tuas ideias contam. Deixa aqui o teu contributo!

5 comentários:

Anônimo disse...

Vou aceitar o desafio e aproveitar este espaço para deixar duas ideias que gostaria de ver concretizadas na Região Autónoma da Madeira:

Considerando o recente crescimento da rede viária da Região, com a criação das “vias rápidas” e das “vias expresso” e tendo em consideração o grande número de turistas que circulam pela ilha em carros alugados, penso que é indispensável a recuperação das antigas estradas regionais e o aproveitamento do seu potencial turístico. Penso que seria importante a criação de sinalização para os turistas encaminhando-os para estas estradas regionais e evitando que circulem nos diversos túneis das “vias rápidas” e das “vias expresso”, ficando com uma imagem deturpada das paisagens da Ilha da Madeira. Essas indicações rodoviárias deverão ser em língua estrangeira do tipo “Tourist route” e assinaladas ao longo das antigas estradas regionais.

Considero que a Região Autónoma da Madeira tem potencialidade para se afirmar como uma Região de Excelência, aproveitando as sinergias com o Turismo de Qualidade que a RAM já possui. Com efeito, ao mesmo tempo que a RAM possui hotéis de cinco estrelas e de grande qualidade existem outro tipo de estabelecimentos (Restaurantes, Bares, Discotecas, Lojas de Artigos para Turismo, lojas de Comércio diverso, etc.) que em termos de qualidade deixam muito a desejar. Assim, a ideia seria criar uma Marca de prestígio regional por exemplo (Madeira ***** - Madeira cinco estrelas) em que seriam distinguidos todos os estabelecimentos da Região, nas mais diversas áreas, que respeitassem determinados parâmetros de qualidade previamente definidos. Os estabelecimentos distinguidos poderiam figurar, por exemplo, numa revista que seria distribuída gratuitamente nos hotéis, aviões, organismos públicos, etc. beneficiando da publicidade que a revista lhes conferirá. Com isto, pretende-se disseminar uma cultura de Qualidade por toda a Região não apenas nas áreas directamente ligadas ao sector turístico mas também por todos os sectores de actividade económica regional.

Anônimo disse...

O voto electrónico é uma solução bem viável. Pena que este projecto tenha sido deitado abaixo.
Porque não a criação de um cartão do Estudante Universitário Madeirense, tipo cartão Jovem que dá facilidades nas marcações das viagens, sem ter que recorrer as secretarias das universidades.
E vários descontos em várias áreas.
Ferraz

Anônimo disse...

Gravidez na Adolescencia!!
é sobre isto k venho aki demonstrar o k penso.é tudo uma fantoxada,por exemplo a um tempo atras eu fui a um centro de saude com a minha melhor amiga, foi la para apoia-la pk é para isso k os amigos servem.fomos la pk ela tinha tido relações sexuais e o preservativo tinha rompido.Xegamos ao centro d saude e ela disse k keria uma pilula do dia seguinte para remediar o mal ja feito,as mulheres la disseram como é menor tem d ser acompanhada pelos pais senao nao lhe podemos dar a pilula do dia seguinte,e dps perguntamos a senhora se iam fazer algum exame ou coisa parecida ela disse k nao k era um consulta em k o medico apenas dava a pilula e dizia para k servia( bem nao tou vendo uma menor d idd ir dizer aos pais k tinha tido relaçoes sexuais e k o preservativo tinha rompido, mas ok é a burocracia estupida deste pais).
visto isto ela decidiu nao dizer aos pais,logo nao deve a pilula do dia seguinte, "grande risco" mas kem nao arriska nao petisca, ela nao foi a consulta pk nao disse aos pais e o tempo ja s tava a acabar para tomar a pilula.Ultima soluçao k encontramos foi pedir a uma prima d ela pa ir ao centro e fazer d conta para pedir a pilula, mas a prima teve uma ideia k foi como ela conhecia o dono da farmacia foi la pediu uma pilula,para variar surgiu mais um problema era preciso receita medika para vender a pilula,mas la a prima da minha amiga deu a volta ao farmaceutico e conseguiu a pilula.
Felizmente isto tudo teve um final feliz, a minha amiga nao engravidou, os pais nunca souberam.
Fiko é triste pk s fala k s pode ir ao centro d saude pedir a pilula pk nao ha problema mas todo o procedimento é muito burocratico e estupido.
Falam tanto da gravidez na adolescencia mas para ter uma pilula foi um kusto demorou kase 2 dias para consegui-la e so conseguimos por meio duma cunha é vergonho k falem tanto e façam tao pouko.
Se um jovem ainda tem noçao do k fez , tenta remediar a situaçao e ainda tem d passar por isto quando s fala k nada disto é preciso fico revoltada pk enganam jovens.
s ela fika-s gravida eu ja sabia k ia ser padrinho nada mau ser padrinho tao novo,mas kem nunca pekou k atire a primeira pedra, pk s o azar dela foi romper o preservativo o seu pode ser muito parecido,pode nao ser voce,mas pode ser amigos,familia.
Façam alguma coisa em concreto k funcione e sem burocracias estupidas, sem estragar mais a vida dos jovens!
Sei k este meu comentario nao vai servir da nada mas pelo menos tentei.

Anônimo disse...

A ideia anterior é plausível.

Infelizmente a burocracia ainda impera neste País, dificultando nos a vida e pondo sempre mais um obstáculo ao que anteriromente fora objecto de modificação.
Exemplo disso é o Voto Antecipado dos Estudantes, que se têm visto confrontados com uma realidade burocrática que os pode nesfastamente
levar ao não exercício do seu direito cívivo enquanto cidadãos.

Neste sentido, em vez de o Voto Electrónico ser alvo de experiência nas eleições Legislativas Nacionias, somente no Distrito que por acaso é o do Sr. Pinto de Sousa, servindo para tentar dar mais um «choque» com o seu Simplex, e que muitos «choques eléctricos » tem dado aos Portugueses (encerramento de Hospitais, Escolas, Despedimentos .... enfim), proponho que estenda essa experiências às próximas eleições nacionias, possibilitando todos os estudantes Madeirenses espalhados por este País a exercer o seu dever cívico, sem entraves burocracias.

Rúben Aguiar.

Anônimo disse...

Quando fiz referência à viabilidade da ideia anterior, estou-me a referir ao primeiro Post, relativo à criação do cartão de estudante Universitario Madeirense.

Rúben Aguiar.